Os vereadores participaram na manhã desta terça, 18, de uma reunião com a Associação Paraense de Avicultura (APAV). Essa associação procurou os parlamentares em busca de apoio para que seja instituído em Castanhal o Serviço de inspeção municipal (SIM) e esse projeto iria dispor sobre o abate de aves e sua comercialização direta ao consumidor, em feiras livres e pequenos comércios. O projeto nada mais é do que a regulamentação de uma prática que já existe, mas que passaria a ter sua inspeção sob a responsabilidade do município, através da vigilância sanitária, e deixaria de estar vinculada à órgãos estaduais. Os vereadores receberam a demanda e ouviram atentamente os membros da associação, e marcaram nova reunião para a próxima semana, quando uma minuta já terá sido elaborada pela assessoria jurídica da Câmara.

Os vereadores explicaram que esse projeto precisa ser enviado à Casa pelo Executivo, mas eles vão cuidar desse trâmite para que transcorra o mais rápido possível, já que existem alguns prazos a serem cumpridos. A Câmara reconhece a grande importância desse projeto, pois ele vai ser fundamental para garantir que os pequenos produtores e comerciantes passem a ter seus produtos devidamente legalizados e inspecionados, e com isso vão oferecer mais qualidade e segurança aos consumidores. Estiveram presentes da reunião o Presidente da Casa, Sérgio Leal, os vereadores Diego Saliba, Rosimar Possidônio, Vânia Nascimento, Regina Abreu, Naldo Imperial, Juarez Salviano, Marlon do Dama.