Uma temática que é constantemente debatida na Câmara, virou tema de uma sessão especial através da proposição do vereador Professor Rosimar, que é o grande defensor dessa bandeira. A sessão especial foi realizada na manhã desta quarta, 25, e contou com a presença de diversos órgãos e entidades ligadas ao tema. Entre eles, Instituto de medicina veterinária da UFPA, com a presença do Diretor Pedro Paulo, diretora Adjunta, Sheyla Domingues e diretor geral do Hospital veterinário, Roberto Thiesen; Coordenador municipal de vigilância em saúde, Herly Eleres; Coordenador municipal de Zoonoses, Marcus Rodrigues; Comissão de defesa dos direitos dos animais da OAB, através das representantes Dr.ª Karen Santos e Dr.ª Walkelly Oliveira; Procuradoria jurídica do município, através do Dr.º Lucas Pinheiro; Comitê de ética animal do IPFA, através do representante Carlos Oliveira e os vereadores Zezinho Lima, Nenca da Cohab, Everton Matos, Café e Rafael Galvão, que também se fizeram presentes nesse importante debate.

Os representes do Instituto de veterinária da UFPA explanaram sobre as diversas ações que são desenvolvidas na instituição, que funciona como um hospital escola e é uma referência em vários tipos de atendimentos, além de receber um grande leque de animais, desde domésticos à animais silvestres. As representantes da OAB falaram sobre a carência por mais ações do poder público voltado à causa animal e mais envolvimento nesse debate. A sessão também abriu espaço para as pessoas presentes no plenário, que contava com a presença de muitos cuidadores de animais. Eles aproveitaram a oportunidade para relatar as dificuldades diárias que enfrentam ao desempenhar a missão de cuidar de tantos animais, mas sem ter o devido apoio isso se torna ainda mais difícil.

O Professor Rosimar falou sobre alguns dos projetos que já apresentou na Câmara e que tivessem sido executados pela Prefeitura, já teriam mudado bastante o cenário atual. Mas reforçou que essa luta vai continuar até que consigam alcançar o objetivo. Para concentrar os esforços e canalizar as cobranças, o professor propôs a criação do CICA (Comitê Integrado da causa animal) e convidou a todos os presentes que se unam nesse comitê e juntos continuem nessa luta.