Vereadores se Mobilizaram para Não Deixar Central de Oxigênio ser Retirada do Hospital Regional

Depois da moção para reabertura do Hospital Regional, vereadores se mobilizaram para não deixar central de oxigênio ser retirada do local.

No dia do aniversário de Castanhal, o Governador Helder Barbalho veio ao município e anunciou diversas obras e serviços, entre eles, a reabertura do Hospital Regional em abril para traumatologia e oncologia. Na ocasião, os vereadores entregaram uma moção ao Governador em que pediam a reabertura imediata para atendimento de COVID, e o Governador atendeu o pedido e se comprometeu em abrir o hospital dentro de 15 dias, com cerca de 60 leitos.

No entanto, poucos dias depois o que se viu foram equipamentos sendo levados da unidade, em especial a retirada da central de oxigênio. Rapidamente os vereadores se manifestaram e foram para o local, para impedir que a central fosse levada. A revolta dos parlamentares é mais do que justa, com o número de casos aumentando na cidade e todo o Estado, Castanhal tem um hospital fechado que poderia estar salvando vidas ao longo desses meses.

Após toda a mobilização, a central de oxigênio foi mantida no local e a explicação dada pelo Governo do Estado foi de que seria trocada por outra, de responsabilidade da nova OS que vai gerir o Hospital. Fato é que através da intervenção dos parlamentares o equipamento só sairá do local quando um novo já estiver instalado. Vitória da população, com a intermediação dos vereadores que não arrastaram pé da frente do hospital, entre eles: Nenca, Zezinho Lima, Marlon do Dama, Elizeu Franco, Adonay Félix, Everton Martins, Diego Saliba e Rafael Galvão.