Em alusão ao dia internacional da Mulher, comemorado dia 08 de março, a Câmara Municipal através da Procuradoria da Mulher realizou um seminário que proporcionou um importante debate. Estiveram presentes a Professora Araceli Lemos, militante do movimento feminista há muitos anos e principal palestrante do evento, também a vice-presidente da OAB Pará, Dr.ª Luciana Gluck Paul, Helena Sária (jornalista e cientista política), Marília Sena (Presidente do Conselho Municipal dos direitos da mulher), Talita Magalhães (Secretária de administração do município), Amanda Ramos (CAC da Câmara Municipal), a vereadora Paula Titan, que presidiu o evento e a vereadora Vânia Nascimento.

Em sua fala, Araceli Lemos destacou a trajetória de lutas das mulheres e a representatividade na sociedade, que ainda precisa aumentar muito. Apesar de serem maioria na população e no eleitorado, as mulheres ainda são minoria nos cargos eletivos. E defendeu que para fazer uma revolução, as mulheres precisam ter a consciência da condição da mulher e o que isso representa. Além de ser mulher, é preciso ser feminista e lutar pelo seu espaço e seus direitos. De forma muito enfática, todas as convidadas em suas falas destacaram a importância da união e sororidade entre as mulheres para que se possa avançar na conquista de mais direitos e espaço. E defenderam também que é preciso lutar para mais leis de proteção às mulheres e principalmente para que de fato essas leis saiam do papel. As vereadoras Paula Titan e Vânia Nascimento reforçaram o compromisso de lutar por leis no município e políticas sociais de proteção as mulheres e garantia de seus direitos. Assim como a busca por fortalecer os movimentos de luta, dando espaço e voz a eles.