Presidente Sérgio Leal se reuniu com Associação Paraense de Optometristas

A Associação Paraense de Optometristas esteve na manhã desta segunda, 25 de abril, na Câmara Municipal reunida com o Presidente Sérgio Leal. A pauta da reunião foi o projeto social idealizado pela Associação, através do qual querem oferecer consultas para crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino, e a reunião teve o intuito de firmar parceria com a Câmara. Através de uma breve apresentação, os membros da associação mostraram o quanto os problemas de visão impactam no rendimento escolar das crianças e influenciam também na evasão escolar, por conta disso, o foco inicial do projeto está no ensino fundamental.
Com o intuito de detectar problemas de visão no início da vida escolar desses alunos.

O projeto quer dar uma nova perspectiva de vida para as crianças que tem problemas visuais, e que através desse atendimento poderão ter mais qualidade no estudo. Os membros da associação explicaram ainda que o número de crianças portadoras de problemas ou dificuldades visuais é muito alto.  E muitas vezes não é um sintoma alarmante, por isso a criança não consegue identificar que se trata de um problema visual. Mas com o passar do tempo isso vai impactar no processo de aprendizagem dessas crianças.

Através do projeto, a Associação pretende realizar um encontro de capacitação com os professores para que possam perceber nos alunos, sinais de que tem problemas visuais. E encaminhem essas crianças para atendimento. O objetivo é evitar problemas futuros mais graves. O encontro teve ainda o intuito de firmar parceria com o poder público para que essas crianças tenham uma retaguarda e para receberem o devido encaminhamento ao ser detectado um problema de saúde visual. Que pode ser uma consulta médica com clinico geral, para então receber o encaminhamento especifico.

Foi definido na reunião uma primeira edição do projeto, que será realizado em uma escola municipal e voltado aos alunos. Um grupo de cinco Optometristas já se disponibilizou em fazer esse atendimento gratuito aos alunos e a primeira escola selecionada para receber o projeto foi a Escola Tiago Guedes, no bairro Pirapora. Após a reunião na Câmara, o Presidente Sérgio Leal e os membros da Associação se deslocaram até a escola para definir mais detalhes sobre o atendimento que será realizado com os alunos.