Um sonho que cada vez mais se aproxima de ser uma realizada para Castanhal é a construção do CER IV (Centro especializado de Reabilitação: auditivo, físico, intelectual e visual). Na manhã de hoje, 06, houve uma reunião na Câmara Municipal entre a Comissão de Segurança pública e direitos humanos, Conselho Municipal dos direitos da Pessoa com deficiência, OAB, e secretarias municipais, entre elas, Saúde e Planejamento. O principal objetivo da reunião foi de debater detalhes do projeto e fazer a apresentação técnica do mesmo, com detalhamento de todas as áreas e atendimentos que serão possíveis no espaço. O CER IV contará com atendimentos de clínico geral, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, serviço social, enfermagem, ortopedia, oftalmologia, terapia ocupacional e neurologia.

Um grande diferencial é que terá também espaço adequado para atendimento de pessoas adultas com TEA (transtorno do espectro autista), o que é uma das grandes dificuldades do CEAPA. O projeto foi cadastrado e aprovado para ser construído ao lado de onde funciona a SEMAS, que é uma grande área pertencente ao município e que é de fácil acesso e com capacidade para expansão futura. O projeto já foi aprovado e o recurso federal disponibilizado para sua construção é de R$ 5,700 milhões.

Na reunião os presentes tiveram a oportunidade de falar e expor seu posicionamento a respeito desse projeto. A Presidente do Conselho Municipal dos direitos da Pessoa com deficiência, Luiz Gonzaga, fez questionamentos a respeito da forma como o processo de elaboração do projeto foi conduzido e também questionou a escolha do terreno. Houveram algumas divergências, que foram esclarecidas pela Secretária de planejamento. A OAB também se posicionou, e após novas explicações, houve concordância a respeito da escolha do local para construção do CER IV.

As Secretárias de planejamento, assim como a de saúde, explicaram que os passos necessários para o andamento do projeto estão sendo feitos de acordo com as exigências do Governo Federal para liberação da verba e que a Gestão municipal tem se esforçado ao máximo e corrido contra o tempo para tornar o CER IV uma realidade para Castanha, por saber o quanto vai mudar a vida de tantas pessoas e garantir mais qualidade e possibilidade de atendimento especializado.