Câmara Municipal recebe o Seminário sobre Regionalização de resíduos sólidos urbanos no Estado do Pará

Nesta segunda, 29 de novembro, a Câmara Municipal de Castanhal sediou o Seminário sobre Regionalização de Resíduos Sólidos Urbanos no Estado do Pará, que contou com a presença do Secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, Senador Zequinha Marinho, Deputado Federal Hélio Leite, Deputado Estadual Jaques Neves, Secretário Adjunto da SEDOP Valdir Acatauassu, Secretários municipais de diversos municípios da região, entre eles, Castanhal, Paragominas, Capanema, Bragança, Santa Luzia do Pará, Concórdia, Cametá, Ourém, Benevides, São Francisco, Marituba, Viseu, Ananindeua, Inhangapi, e os Prefeitos de Tracuateua e São João da Ponta. O Seminário foi conduzido pelo Presidente da Câmara, Sérgio Leal e também estiveram presentes os vereadores José Idomar (Café), Zezinho Lima, Vânia Nascimento, Pingá, Zé do Ovo, Marlon do Dama. Também participaram do seminário representantes da iniciativa privada e a Promotora de Justiça do Meio Ambiente de Castanhal, Dr.ª Cristina Colares.

A proposta do seminário foi reunir todos os representantes dos munícipios da região para debater meios de implantação e promover a regionalização da gestão de resíduos sólidos urbanos nessa região, dentro do contexto do Novo Marco Legal de Saneamento. O Seminário aconteceu por uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento regional que tem realizado ações como essa em diversos pontos do país. O objetivo é ajudar os municípios a se adequar a Lei da política nacional de resíduos sólidos (Lei nº 12.305/2010), que determina a criação de aterros sanitários em substituição aos lixões a céu aberto, como medida de proteção ao meio ambiente. Também participaram do seminário representantes da iniciativa privada.