Câmara Municipal Realizou Tarde de Palestras para Campanha do Setembro Amarelo

A última terça-feira, 28 de setembro, foi marcada por uma tarde de palestras na Câmara Municipal voltadas para a campanha do Setembro amarelo. O tema foi “Agir Salva vidas” e a programação foi de iniciativa do Vereador Zé do Ovo, que falou de seu comprometimento com essa causa e da luta que vai travar em busca de políticas públicas voltadas à saúde mental e prevenção do suicídio.
Entre as palestras, o psicólogo José Maia (CAPS-SESMA) falou sobre a Perspectiva da Saúde mental, Rosângela Garcia que é terapeuta holística e tem 20 anos de experiência no CVV (Centro de valorização da vida) falou sobre vivências e deu relatos sobre o suicídio, além de destacar a importância do papel da família e da rede de apoio para as pessoas que passam por esse problema e George Salgado Neto (Sociólogo e Pós-graduado em Ciência Política) falou do olhar filosófico sobre a valorização da vida e prevenção do suicídio. Foram palestras muito importantes, de muita informação e que trouxeram um olhar mais humano e sensível a esse tema, focando na importância de não fazer julgamentos e sim dar acolhimento.
Ficou muito clara a necessidade de realizar mais debates, principalmente nas escolas, voltadas às crianças e adolescentes. Pois somente através desse amplo debate será possível quebrar o tabu, e mostrar a importância do avançar em ações e programas para melhorar a estrutura atual de apoio e amparo a quem precisa.