Foi realizada nesta quinta, 08, a 3ª sessão itinerante do parlamento municipal, dessa vez com o local escolhido pelo vereador Café, o Sindicato rural de Castanhal. A sessão contou com a presença de praticamente todos os parlamentares e também com vários membros do Sindicato, além de produtores rurais. A ideia do vereador Café ao escolher esse local, e em especial na semana da Expofac, foi dar visibilidade ao agronegócio da cidade e ao pequeno produtor, que precisa de mais atenção e infraestrutura para que possa produzir.

O Presidente do Sindicato, Almir Lopes, agradeceu pelo momento histórico de levar uma sessão até o Sindicato e aproveitou para pontuar a maior dificuldade que o homem do campo enfrenta hoje, que é se deslocar, por conta das condições dos ramais. Um produtor rural presente na sessão, (Carlos do Nascimento), também teve a chance de falar e destacou que a cidade precisa aprimorar a produção e potencializar o setor de manufaturados. Além de investir mais na piscicultura e na geração de energia limpa usando lixo como matéria prima.

Os vereadores também fizeram questão de se manifestar e falar a respeito desse setor, que é tão importante para cidade. Alguns reforçaram a importância de melhorar as condições dos ramais, que é hoje a maior lamentação de que mora na zona rural. Esse problema foi abordado por vários parlamentares, em especial os vereadores que são da zona rural e convivem diariamente com esse problema, como os vereadores Silvério Ribeiro, Chico Branco, Pingá, Juarez Salviano. Os vereadores Naldo Imperial, Sérgio Leal e vereador Café, reforçaram a importância do diálogo desenvolvido com o sindicato e com os produtores rurais através dessa sessão itinerante. E colocaram a Câmara à disposição como uma parceria para esse setor. O vereador Leite falou sobre os vários projetos já apresentados em favor do homem do campo, e reforçou que se mais desses projetos já fossem realidade para o município, a situação estaria bem melhor.

Vereador Zé do Ovo enfatizou que o setor do agronegócio precisa ser mais valorizado e incentivado, pois é ele que representa a maior parte do PIB brasileira e movimenta a economia. E o vereador Marlon defendeu que a comissão de agricultura da Câmara possa estar em contato direto com os produtores rurais para ajudar a buscar mais melhorias para o setor. Vereador Nenca ressaltou que uma das dificuldades do município é por ter um maquinário muito velho e que quebra o tempo todo, e o vereador Rosimar ressaltou que é de responsabilidade do Executivo cuidar do homem do campo.

A sessão contou ainda com um bonito momento cultural, no qual um grupo de idosas fez uma apresentação de carimbó que movimentou a todos e que deu um brilho ainda mais especial à essa sessão itinerante realizada pela Câmara municipal.