Câmara Municipal realizou Sessão especial para debater sobre o Hospital Regional

Uma cobrança sempre presente entre os vereadores na Câmara Municipal de Castanhal era para que as autoridades competentes colocassem o quanto antes o Hospital Regional da cidade para funcionar em sua totalidade. Oferecendo todas as especialidades para o qual foi construído. Através de um requerimento do vereador Marlon do Dama, que contou com o apoio da Mesa diretora e assinatura de todos os vereadores, foi realizada uma Sessão especial na Casa para debater exclusivamente esse tema. A Sessão aconteceu na manhã de hoje, 02 de dezembro, e contou com a participação em massa dos vereadores castanhalenses, dos Deputados estaduais Junior Hage e Jaques Neves, de vereadores de vários municípios da região, entre eles, Inhangapi, Curuçá, São Francisco do Pará e Terra Alta. E a também a participação de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SESPA), entre eles, Albenir Dias, Tatiana Andrade e Naiara Nonato, que falaram em nome do Governo do Estado, e do Diretor do Hospital Regional Júlio César, e do Diretor de operações do Hospital, Pedro Queiroz.

Durante a sessão, os vereadores tiveram a oportunidade de expor para os responsáveis pelo Hospital e representantes da SESPA as cobranças e toda a dificuldade enfrentada pelo município e região com a falta do atendimento no Hospital Regional. Diariamente são muitas as demandas de pessoas em busca de cirurgias, exames, consultas, e principalmente o tratamento para oncologia e traumatologia. Os parlamentares também ressaltaram que as promessas para iniciar o funcionamento do Hospital no atendimento das especialidades são antigas e a população já está cansada. Os vereadores aproveitaram a oportunidade para cobrar datas e mostraram a urgência de que seja em breve.

Os representantes da SESPA, assim como os diretores do Hospital Regional, trouxeram várias informações a respeito da forma como esse atendimento de especialidade vai acontecer. Explicaram que será de forma gradual, pela necessidade de ainda manter também a ala dedicada ao tratamento de COVID, que será isolada das demais. Os vereadores tiraram algumas dúvidas a respeito da quantidade de leitos disponíveis no momento e quantos serão quando o hospital funcionar na totalidade. Hoje são 40 dedicados ao COVID (sendo 30 leitos clínicos e 10 de UTI), além de 30 leitos clínicos e 10 leitos de UTI cardiológico. Posteriormente serão 160 quando estiver funcionando totalmente. Também informaram que o setor de ambulatório iniciará as atividades dias 15 de dezembro, e até março do ano que vem o Hospital já estará funcionando com todas as especialidades, exames, leitos e cirurgias para o qual foi construído.

De forma geral, a sessão foi considerada positiva, por conta das informações que foram repassadas a respeito do Hospital e também pela oportunidade que os vereadores tiveram de levar até os membros da SESPA e do Hospital Regional as cobranças e insatisfações em nome da população, que os procuram todos os dias pela dificuldade de acesso à saúde. E ressaltaram que a principal luta é para que as pessoas consigam ter atendimentos e cirurgias, sem precisar de encaminhamento de políticos para isso.