Aconteceu hoje na Câmara Municipal de Castanhal uma sessão especial, proposta pelo vereador Nenca da Cohab, na qual foi debatida a problemática das pessoas em situação de rua em Castanhal. O Executivo se fez presente através de diversas secretarias, entre elas, saúde, assistência social e infraestrutura. Além também de órgãos de segurança pública, representados pelo Coronel Rosilan e pelo Major Mariano. A sessão especial também contou com a presença de Associações ligadas a essa temática, como a Fazenda embrião e Associação Papa João XXIII, além da ACIC (Associação comercial e industrial de Castanhal). Os vereadores Zezinho Lima, Naldo Imperial e Gabriel da Batata também participaram.
O vereador Nenca da Cohab reforçou o quanto é importante dar atenção a essa questão e se envolver na busca por soluções e criação de políticas, pois se trata de um problema que existe então não adianta fechar os olhos para ele. Além disso, cobrou do Executivo empenho e mobilização para que Castanhal tenha o quanto antes um Centro de reabilitação. Ele é fundamental.
A Secretaria de Assistência social, Elienai Sousa, reforçou o papel do órgão. E um de seus coordenadores, Rui, falou sobre o tratamento que vem sendo desenvolvido em prol dessa população vulnerável, que precisa de amparo e projetos que os abrace. A Secretária de saúde, Cristina Yokote elencou as ações da saúde em favor dessa população, em especial pelo CAPS.
Os representantes da segurança pública explanaram sobre o trabalho que desenvolvem nesse sentido e se colocaram a total disposição para ajudar nas ações que poderão ser realizadas a partir desta sessão. Também foi dada oportunidade de fala aos presentes na sessão especial, para que pudessem fazer questionamentos ou dar sua avaliação sobre essa problemática. A avaliação geral foi positiva, e o que se espera agora é uma união de forças para buscar caminhos que tragam mais políticas públicas de amparo às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.