Um projeto que há muito tempo era idealizado pelos vereadores finalmente se tornou realidade, a Câmara itinerante. O projeto consiste em levar as sessões da Câmara para os bairros e agrovilas de Castanhal, para que fiquem mais próximas de população. Que através dessa iniciativa, tem a chance de assistir e conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo. A 1ª Sessão fora do Prédio do parlamento aconteceu no bairro Milagre, por uma indicação do vereador Everton Matos, que escolheu a Escola Inácio Koury Gabriel para ser o local da sessão.

Os alunos da escola, professores e coordenação, além de alguns membros da comunidade assistiram a sessão, que contou com todos os ritos de uma sessão ordinária, como as falas na tribuna e os debates e votações da pauta. Os vereadores, que estiveram quase em sua unanimidade presentes nesse importante momento, fizeram questão de ir à tribuna para falar diretamente com esse público. O resultado foi considera muito positivo. A intenção é que duas sessões como essa sejam realizadas por mês, e a escolha dos locais será definida pelos parlamentares. Em sua unanimidade, os parlamentares parabenizaram o Presidente da Casa, Sérgio Leal, que foi o primeiro a colocar em prática esse projeto que era um sonho há muitos anos.