Câmara Municipal e DNIT realizaram audiência pública para tratar sobre a obra na BR-316 com a Avenida Paulo Titan

A Câmara Municipal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram na manhã desta quinta (12) uma audiência pública no Plenário da Câmara para debater o Projeto de Bueiro no Km 62,7 da rodovia BR-316, que transpõe as águas do Igarapé Castanhal, canalizado na Av. Paulo Titan. A realização da audiência foi uma determinação judicial junto ao DNIT para que o órgão pudesse dar à população as respostas que vem sendo cobradas, por conta dos alagamentos que ocorreram no entorno do canal após a obra. A audiência contou com a presença de praticamente todos os vereadores, do Superintendente Regional do DNIT, Marcelo Costa Sórtica, Vice-prefeito Ênio Monteiro e Secretário de obras Valter Costa, além de outros secretários e entidades, e de boa parte dos moradores do entorno do canal, que foram vítimas dos alagamentos.

Durante a audiência, o Superintendente do DNIT prestou esclarecimentos e fez uma explicação técnica a respeito da obra, que o órgão considera que foi dentro das necessidades e de acordo com os estudos técnicos, o que foi contestado por muitas pessoas presentes na reunião. O vice-prefeito e o Secretário de obras defenderam a construção de uma ponte no local, em substituição ao bueiro. Esse foi o mesmo tom da fala dos vereadores ao se dirigirem à tribuna. Eles cobraram do DNIT providências para a solução do problema, e questionaram a argumentação de que os alagamentos não foram causados pela obra. Alegando que em anos anteriores já aconteceram chuvas fortes e mesmo assim não houve alagamento. Atualmente até chuvas mais fracas já fazem com que o canal transborde. Os vereadores pediram também mais sensibilidade do DNIT com a situação dessas pessoas, que já foram muito penalizadas ao terem suas casas alagadas. Os vereadores apresentaram ainda na sessão uma moção que foi votada e aprovada por unanimidade e será encaminhada ao DNIT, no qual eles pedem a realização de novos estudos para avaliar a possibilidade de construir uma ponte na BR, em substituição ao bueiro.