Câmara Municipal disponibilizou os gabinetes dos vereadores transformar em Ambulatório 24h para pacientes de COVID-19

A Câmara Municipal tem sido muito atuante e buscado diversas formas de ajudar no enfrentamento à pandemia. Na semana passada os vereadores aprovaram em tempo recorde o Projeto de lei que permite a aquisição de vacinas através do consórcio de municípios. Outra decisão tomada em conjunto pelos vereadores foi direcionar todas as emendas impositivas da área da saúde no valor de mais de R$ 2 milhões, para aquisição de vacinas que poderão imunizar ao menos 1/4 da população castanhalense. Essas duas ações são fundamentais para garantir que a população tenha acesso o quanto antes à imunização contra o vírus.

Durante a manhã desta terça-feira (23 de março), após a sessão ordinária, eles novamente se reuniram com a Secretária de Saúde, Marileide Daniels, onde em consenso decidiram disponibilizar o Anexo da Câmara para que seja transformado em um Ambulatório 24h para atendimento de pacientes de COVID-19. A Secretária já sabia dessa possibilidade e ficou animada, por considerar que o anexo tem localização estratégica por ficar ao lado do Hospital Municipal.

Marileide explicou que esse ambulatório contará com 20 leitos de observação para pacientes com casos leves e moderados, que serão nos locais onde funcionam dos gabinetes dos vereadores, e serão regulados pelos Centros de referência de COVID e pela Estratégia Saúde da família. Nesse ambulatório os pacientes passarão por testes rápidos e também de SWAB. E serão um reforço junto à ampliação de leitos do Hospital Municipal.

A reunião contou com a presença dos vereadores Sérgio Leal, Maria de Jesus, Rafael Galvão, Zé do Ovo, Chico Branco, Elizeu Franco, Nivan Noronha, Nenca, Paula Titan, Everton Matos, Zezinho Lima, Marlon do Dama, Adonay Félix, Diego Saliba, Naldo Imperial, Vânia Nascimento e Rosimar Possidônio. Os vereadores voltaram a cobrar mais transparência nas informações referentes ao combate à pandemia, como número de leitos disponíveis, número de casos, quantidade de vacinas recebidas e aplicadas. Assim como também cobraram a realização de campanhas de conscientização para a população, sobre a necessidade de seguir os protocolos de proteção e higienização.