Câmara Municipal Completa 85 Anos e Realiza Programação Em Alusão à Importante Data

O dia 10 de fevereiro ficou marcado na história de Castanhal como o dia em que foi instalada a Câmara do município, no ano de 1936. Ao longo desse tempo, muitos avanços, melhorias e acima de tudo o fortalecimento dessa instituição que é fundamental para a democracia. O evento de comemoração alusivo à data foi realizado no estacionamento, por ser uma área aberta, e contou com a presença da maioria dos vereadores, entre eles, Presidente Sérgio Leal, Vânia Nascimento, Paula Titan, Rosimar Possidônio, Everton Matos, Diego Saliba, Zezinho Lima, Adonay Félix, Elizeu Franco, Reginaldo Mota, Pingá, Chico Branco, Marlon do Dama, Naldo Imperial, Café, Zé do Ovo, Nivan Noronha. Além do vice-prefeito Ênio Monteiro e diversos secretários municipais.

Durante sua fala, o Presidente Sérgio Leal reforçou a importância da Câmara como instrumento da democracia, tendo em cada um dos seus representantes a legitimação da representação da população. Reforçou a necessidade em fortalecer o parlamento como um espaço voltado para a população, onde ela se sinta acolhida e ouvida. Um momento muito importante da cerimônia foi a assinatura da Resolução de criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal.

Paula Titan, que foi nomeada como Procuradora Titular, reforçou que é uma responsabilidade muito grande, mas que é fundamental criar meios de combater a violência contra a mulher e lutar pelo aumento da representatividade feminina da política. Além de buscar o fortalecimento de políticas públicas voltadas para as mulheres.

Vânia Nascimento, que fará parte da Procuradoria, foi a criadora da Resolução em 2019. A vereadora reforçou o quanto é importante ter mecanismos que possam dar o apoio que a mulher precisa. Seja no âmbito da proteção, como o caso do fortalecimento que leis como a Maria da Penha, ou também de políticas de incentivo à mulher através do empreendedorismo.