Câmara Municipal aprova em 2ª votação criação do auxílio emergencial para os vendedores de peixe

Após decisão unânime de todo parlamento de Castanhal, entrou em pauta na sessão desta quinta, 14 de outubro, para deliberação e votação em regime de urgência, o Projeto de Lei do Executivo 014/2021 que dispõe sobra a criação do auxílio emergencial para os feirantes que comercializam peixes  nas feiras do município de Castanhal.

De acordo com o Projeto, os vendedores de peixe e também um ajudante de cada vendedor, contarão com três parcelas de R$ 500 reais, a serem pagas em outubro, novembro e dezembro de 2021.

Esse auxílio vem para ajudar os trabalhadores que tem vivido um momento de forte crise por conta do surgimento da doença de Haff (urina preta), que é transmitida através do consumo de algumas espécies de peixe, que estão com a comercialização proibida. Isso trouxe uma grande queda nas vendas de pescado e por isso os trabalhadores tem enfrentado muitas dificuldades.

Para dar celeridade na aprovação do PL, após a sessão ordinária em que foi feita a primeira votação, o parlamento realizou uma sessão extraordinária para realizar a 2ª votação. O projeto foi aprovado por unanimidade das duas ocasiões. Agora seguirá para que seja sancionado pelo Executivo.