Câmara de Castanhal Realizou Sessão Especial em Alusão ao Mês da Consciência Negra

Em alusão ao mês da consciência negra, a Câmara Municipal de Castanhal, através de uma iniciativa da vereadora Paula Titan, realizou uma sessão especial para debater políticas públicas para a população negra. Na sessão foram discutidas algumas ações e a repercussão e adesão dos movimentos sociais foi muito grande. Representantes de vários municípios estiveram também presentes.

Na composição da mesa, pessoas com muitos anos e renome nessa causa, entre elas, Elcilene de Sá, que é Presidente da CONPIR e ASCONQ (Conselho Municipal de Política Igualdade Racial/ Associação de Consciência Negra Quilombo), Eva Monteiro (Representante da Religião de matriz africana), Mestre Pedro (Representante da Capoeira), Prof. Dr. Assunção Amaral (UPFA – Coord. Da Universidade no Quilombo), Janete Oliveira (Coord. de Relações Culturais na SECULT), Prof. Jorge Queiroz (Diretor da 8ª URE), e a vereadora Paula Titan que presidiu a sessão, além do vereador José Idomar, Café. Também participaram da sessão os vereadores Sérgio Leal, Vânia Nascimento, Naldo Imperial, Diego Saliba, Everton Matos.

Entre os debates levantados, sem dúvida a maior cobrança é por mais igualdade social, respeito e políticas públicas que garantam mais direitos às pessoas negras, e maior espaço para debate. Também foi ressaltado o fato de que a população brasileira, assim como a paraense é composta em maioria por negros, mas infelizmente as leis não são feitas por eles, muito menos para eles. Ainda na sessão, um importante momento foi a entrega do Prêmio Educador Nota 10.639, promovido pelo Fórum permanente de educação e diversidade étnico racial do Estado do Pará.