Luciana Castanheira – DEM (2017/2020)

Luciana Castanheira nasceu em Castanhal em 01/05/69, a 18ª de 19 filhos de Benedito Rufino da Silva e Benedita Castanheira da Silva. Estudou na Escola Modelo como bolsista por ter uma irmã que trabalhava como secretária, onde ficou ate o 2º ano do Ensino médio, sendo levada para fazer o convênio em Belém pela irmã mais velha que também era sua madrinha (Terezinha Castanheira – in memorian) que ficou tomando conta de seus estudos até sua formatura.

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Unidade de terapia intensiva pela faculdade São Camilo, Especialização em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem, pela Fundação Oswaldo Cruz/MS, Especialização em Hemoterapia pela UEPA, Especialização em Atenção Primária a Saúde pela UEPA.

Iniciou sua profissão como Enfermeira Responsável técnica do Hospital São José onde trabalhou por 18 anos.  Além de exercer também suas atividades no posto de Saúde São João, no Bairro Jaderlândia, e em seguida no Centro de Atenção a Saúde da Mulher.

Concursada pelo município e pelo estado atualmente está licenciada do município para poder dar uma atenção especial a casa legislativa onde exerce a função de Presidente e paralelo a essa função desenvolve suas atividades de enfermeira no Hemopa.

Sua primeira eleição foi em 2008 onde teve 1.228 votos e ficou como suplente. Na segunda eleição, em 2012, com 1.730 votos conseguiu se eleger.  e se manteve como oposição de um governo que acreditava que não representava os anseios da população. Mesmo trabalhando com dificuldades em 2016 recebeu o prêmio de Top de Marketing como Vereadora Destaque Mais Atuante de 2015/2016, pela Empresa IPOP (Instituto Paraense de Opinião publica).

Está em seu segundo mandato, onde se reelegeu em 2016 com 1406 votos e conseguiu chegar pela primeira vez na Presidência da Câmara, onde sua chapa foi aclamada pela maioria dos presentes.

Acessibilidade